troca garantida e gratuita


Voltar

As cinco categorias do Scotch Whisky

Falar sobre whisky requer responsabilidade. Por isso, nossa equipe se empenhou em pensar o #RudeScotch, e cá estamos para te dar uma introdução ao mundo dos whiskys. Sabemos que é um assunto delicado, mas para você que quer informação e conteúdo de qualidade para saber qual o melhor presente, qual o presente mais criativo e diferente, nós trazemos uma explicação pontual e objetiva sobre os tipos de whisky.

O corpo da bebida escocesa é caracterizado pela destilação dupla e a maturação feita em barricas utilizadas por vinho Jerez e de carvalho americano. O sabor e o aroma depende muito da região a qual qual ele foi produzido. Whiskys Lowlans possuem toque floral, os destilados variam entre defumados, salgados e marinhos. Além disso, existem os que são mais adocicados e frutados.

Como são muitas variedades, separamos alguns tipos de Scotch Whisky para você entender um pouco do assunto, se liga:

Single Malt

Produzido a partir de uma mistura entre grãos maltados, ele é destilado em um único lugar. Pra ser um bom single malt, o uísque precisa ser consistente, aromático e possuir um caráter muito forte. Normalmente, singles malts utilizam a cevada e a sua produção deve ser feita num alambique com capacidade  inferior a 700 litros, e o uísque deve ser envelhecido durante três anos em cascos de carvalho.  

Blended Malt

Como o nome sugere, aqui são combinados dois, chegando até 16, tipos de uísques escoceses de Single Malt. Mas, diferente do Blended, não é permitido grãos por aqui, apenas os mais inovadores tipos, como os de frutas temperadas, defumadas e os de algas. Os sabores são tão ricos e variados quanto o mapa completo de destilaria da Escócia.

Blended

Tá aqui uma bebida que precisa ser feita com a mistura de destilações diversas – desde grãos, como cereais de centeio, milho e trigo a whisky de malte e em várias destilarias diferentes. Como grãos de cereais possuem um sabor mais forte que os maltados, e isso consolida o corpo do líquido. Para manter a consistência e as características, é necessário que haja uma mistura equilibrada.

Single Grain

Ou, grão único. O nome intuitivo significa que ele vem de uma única destilaria. Ao contrário do Single Malt, os Single Grains são feitos de trigo ou milho.. Os super-aged, ou super envelhecidos, possuem preços acessíveis em relação aos single malts, por exemplo. E mesmo possuindo a mesma idade, eles são notáveis por sua composição.

Blended Grain

Aqui a combinação é entre dois ou três Single Grain produzidos em diferentes destilarias, e são raramente encontrados.

SE FOR DIRIGIR, NÃO BEBA! SE FOR BEBER, CHAMA A GENTE!

Comentários

comentários





Voltar